Projeto Elétrico: Atrasos na entrega? Veja como cumprir o cronograma

Atrasos na entrega do projeto elétrico? Veja como cumprir o cronograma

Satisfazer o seu cliente depende de múltiplos fatores, como: qualidade na elaboração do projeto, economia de insumos, antever sistemas de segurança e, finalmente, realizar a entrega na data combinada. Durante a execução da obra, é muito importante que tudo ocorra dentro do cronograma. Por isso, apresentaremos neste artigo algumas estratégias para que você use o tempo a seu favor e cumpra com o planejamento proposto em projeto elétrico.

Pense em dezenas de peças de dominó enfileiradas, o seu projeto é a primeira peça dessa sequência, se ele atrasar, os demais processos acabam prejudicados. Portanto, esteja atento ao sequenciamento das atividades e fuja da cultura de atraso registrada no país.

Você também pode se interessar:

Quais benefícios ferramentas BIM geram em seu projeto elétrico
Projetos elétricos em BIM: e agora?
Os desafios para implantação do modelo BIM em projetos elétricos

Projeto elétrico: cronograma e planejamento das etapas

Antes mesmo de preparar a arquitetura e efetuar o lançamento dos pontos, é necessário elaborar o passo a passo com o planejamento de seu projeto elétrico, compondo um cronograma com datas específicas para cada etapa.

E-book gratuito: Roteiro para projetos de instalações elétricas 

O seu planejamento precisa considerar:

  • Estimativa de tempo para cada atividade;
  • Datas em que as atividade devem começar e terminar;
  • Organização de todas as informações;
  • Compreensão do ciclo de vida do projeto;
  • Comunicação com todos os profissionais envolvidos desde o primeiro momento;
  • Mensuração do desempenho ao fim de cada etapa.

Avaliação dos processos

Encontrar alternativas que garantem agilidade e, principalmente, assertividade para seu projeto faz toda a diferença na hora de cumprir o cronograma. Processos manuais, por exemplo, demandam um tempo muito maior e são mais suscetíveis a erros, já que o projetista precisa realizar todos os cálculos.

Tendo em vista a data que foi acordada com o seu cliente e o tamanho do projeto que vai desenvolver, é necessário agora avaliar os processos a partir de alguns questionamentos, como:

  • De quais recursos devo dispor para desenvolver o projeto dentro do prazo?
  • Quais ferramentas podem ajudar a agilizar as etapas?
  • Preciso usar um programa para fazer os cálculos com segurança?

Assim, faz-se possível verificar quais processos podem ser otimizados.

Alterações excessivas

De fato, em todo projeto elétrico ocorrem alterações, como a troca de carga do chuveiro ou a adição de um novo ponto. Entretanto, a frequência com que elas acontecem deve ser uma preocupação do projetista.

Falhas graves de execução causam imprevistos na obra, no orçamento, e é claro, nos prazos. Por isso, cálculos normatizados e seguros são prioridade.

Pondere se a sua estratégia de dimensionamento corresponde às expectativas de seu cliente. Ao analisar todos os fatores descritos neste artigo, você deve optar pela solução que melhor se adéqua às necessidades de seu projeto elétrico e cronograma.

Precisa agilizar o desenvolvimento dos cálculos com segurança? No próximo post, o engenheiro Francisco Gonçalves vai falar sobre a automatização dos processos, e como isso possibilita que as alterações deixem de ser um entrave para a sua entrega.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais. Até mais!

Se você gostou do material acima leia também