Como a automação residencial pode facilitar o seu dia a dia

A automação residencial ainda tem um grande potencial a ser explorado no Brasil e também alguns desafios para se tornar mais popular e eficiente. Um destes desafios é a integração de sistemas, afinal, não adianta ter diversos sistemas modernos, se eles não estiverem integrados. Outro é o custo dos materiais, que já estão mais acessíveis e podem baratear ainda mais, com a entrada de novos fornecedores no mercado.

Uma coisa, no entanto, não é dúvida quando se fala em casa inteligente: os sistemas automatizados trazem inúmeros benefícios para o conforto, segurança, acessibilidade e sustentabilidade das residências. Confira neste post como a automação pode facilitar o seu dia a dia.

Conforto em um clique

A automação residencial garante o conforto em diversas situações. Na hora de assistir um filme, por exemplo, é possível acionar o sistema do home theater para diminuir a intensidade da iluminação, fechar as persianas e preparar a projeção do filme. Aliás, o controle de luminosidade é feito em apenas um clique, ajustando a luz para cada ocasião, o que contribui também para a economia de energia.

Agora imagine acordar de manhã com café pronto e o jardim regado. Essas ações também podem ser programadas com sistemas de automação.

Segurança via celular

O seu celular pode funcionar como uma central de controle da sua casa. É possível, por exemplo, integrar o sistema de alarme com o circuito fechado de TV e receber notificações pelo celular quando o alarme disparar ou efetuar o monitoramento remoto das câmeras. Em casos de vazamento de gás ou água, sinais de fogo ou fumaça, os sensores dos sistemas de automação residencial também poderão avisar os problemas por celular e, ainda, proceder o fechamento de válvulas de gás ou água.

Com a instalação de fechadura biométrica é possível garantir ainda mais segurança, incluindo o cadastro das digitais dos moradores e horários para acesso de funcionários. Com o cadastro dos moradores, também é possível determinar uma impressão digital para casos de emergência e, assim, avisar a família por celular quando for acionada.

Acesso sem chaves

A fechadura biométrica, além de trazer segurança aos moradores, também ajuda na acessibilidade. Ela dispensa chaves, facilitando o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência. Os moradores podem configurar diversos comandos a partir desse sistema que utiliza a impressão digital.

Economia de água e luz

Os sistemas de automação residencial ajudam a reduzir o consumo de água e energia. É possível configurar a climatização para acionar o ar-condicionado apenas quando o ambiente chegar a uma determinada temperatura ou, então, utilizar somente o modo econômico desses aparelhos. Já o controle inteligente da iluminação ajusta as luzes para diversas situações, aciona quando somente a luz natural não for suficiente e também pode incluir sensores de presença. Na gestão o uso da água, a casa inteligente é capaz de utilizar programas de irrigação de jardins que funcionam conforme a umidade do solo e a captação de água da chuva.

Diante de tantos benefícios, é certo que o conceito de casa inteligente veio para ficar. Para conquistar todas essas vantagens, é essencial que o projeto de automação esteja compatível com os demais projetos, principalmente o elétrico. Ou seja, o trabalho dos engenheiros e instaladores elétricos deve conduzir a integração, personalização e operação dos sistemas. Só assim as funções automatizadas funcionarão perfeitamente e garantirão comodidade, confiança, acessibilidade e redução do consumo de água e energia às residências.

Se você gostou do material acima leia também