Como escolher um software para projetos elétricos

Vimos no post “Diferenças entre as ferramentas para projetos elétricos” que há duas ferramentas mais usadas pelos projetistas para fazer projetos elétricos.

Na tabela de comparação entre essas ferramentas, ficou claro que a utilização de software especializados é a maneira mais ágil de fazer projetos com qualidade técnica. Nesse artigo vamos listar requisitos importantes que um software para projetos elétricos deve ter para ajudar o projetista a cumprir seus prazos apertados, sem prejudicar a qualidade do projeto.

Abaixo, listamos requisitos que um bom software para projetos elétricos precisa ter:

•     Software com ambiente de CAD próprio para reduzir custos de licença e problemas de atualização
•     Ambiente de CAD próprio tem que ser integrado aos cálculos
•     Filosofia de objetos inteligentes com elementos paramétricos
•     Automatização de processos e desenhos
•     Recursos sólidos de cálculo baseado nas normas técnicas vigentes
•     Cadastro de peças típicas
•     Automatização da geração de lista de materiais
•     Atualização automática dos desenhos e detalhes e integrada com as rotinas de cálculo
•     Software com integração de todos os projetos da edificação para facilitar a análise de interferências e compatibilização

banner-ebook-guia-boas-praticas-projetos-eletricos

Quando o projetista investe em um software, ele não apenas compra um produto, mas constrói uma parceria com a empresa desenvolvedora, então é importante efetuar esse check-list com pontos importantes sobre a empresa. Utilize estes critérios para escolher seu software e empresa fornecedora:

Critérios de Verificação

A empresa disponibiliza artigos e vídeos com duvidas frequentes (on-line) para consulta dos usuários? (onde você vai encontrar dificuldades, muitos já tiveram, uma empresa organizada mapeia as duvidas e disponibiliza para os usuários gratuitamente. A empresa possui? Solicite o endereço e acesse!).
Além do material impresso (básico), a empresa disponibiliza ajuda on-line? (os sistemas estão em constante evolução, então o material impresso ficará obsoleto rapidamente, já a ajuda em ambiente on-line é atualizada automaticamente. A empresa possui? Solicite o endereço e acesse!).
A empresa possui algum blog para discussão sobre o software? (é importante ter um ambiente onde pode ser ouvido e deixar sua opinião sobre recursos e funcionalidades além da troca de experiências e networking. A empresa possui? Solicite o endereço e acesse!)
Além de vídeos de demostração a empresa possui minicursos gratuitos do sistema? (Canais no youtube ou vímeo com minicursos contribuirão com seu aprendizado. A empresa possui? Há minicursos disponíveis? Solicite o endereço e acesse!)
No tutorial disponível pela empresa existem quantos exemplos de projetos? (o recomendado é que hajam pelo menos 2, um de um projeto simplificado e outro de um projeto completo. Solicite a seu atendente estes tutoriais!).
Desenvolve software ou é uma revendedora? (Opte por empresas que desenvolvem o software, pois, elas tem know-how em projetos. Opte por empresas nacionais em função da normatização).
Desenvolve softwares voltados a outros tipos de projetos? (Você pode elaborar diferentes projetos, e no momento que precisar de uma outra solução é importante ter um método de uso parecido e comandos similares para não perder tempo se adaptando a outra interface).
Oferece suporte técnico especializado com engenheiros projetistas (pesquise comunidades de engenharia nas mídias sociais. O que outros usuários falam do suporte prestado por estas empresas?).
Realiza cursos presenciais e a distância? (todas dizem que fazem, verifique a data que haverá o curso. O indicado é o tipo de curso que você pode iniciar no dia seguinte da aquisição do software e que o ementa seja a mesma entre o curso presencial e o curso a distância . Não espere uma nova turma).
Verifique as reclamações da empresa em sites de reclamação, como por exemplo o reclame aqui ? (veja a quantidade de problemas e tipos de problemas que a empresa proporciona a seus usuários)

Você que leu os últimos artigos da linha elétrica e se interessou com os assuntos abordados, nós podemos ajuda-lo a escolher uma solução para elaboração de projetos elétricos (ajuda para escolher o software).

Ficou com alguma dúvida sobre como escolher um software para projetos elétricos? Deixe sua pergunta na área de comentários.

Se você gostou do material acima leia também