Busque oportunidades na NBR 5419 com um sistema de SPDA

Que tal agregar valor aos projetos de SPDA?

Aí está a principal oportunidade trazida pela nova NBR 5419. Vimos no post NBR 5419: principais mudanças e impacto em projetos de SPDA, que a norma atualizada veio repleta de novos conceitos e mudanças que terão impacto direto nas etapas de projeto, execução, especificação de materiais (fabricantes), inspeção e fiscalização. O profissional que buscar capacitação e dominar os conceitos da NBR 5419 tem grandes chances de se diferenciar no mercado. Sai o processo “receita de bolo” para entrar uma rotina mais elaborada de sistema de SPDA que inclui duas ações importantes:

Projeto com valor agregado.

Se diante das mudanças da norma o profissional entender que há uma nova brecha no mercado, ele terá potencial para agregar valor ao seu projeto e atrair novos clientes. Aceitando o desafio e encarando as dificuldades da nova NBR 5419, ele poderá criar trabalhos mais elaborados e dentro dos parâmetros em vigor. Para isso, no entanto, é preciso estar capacitado para aplicar corretamente os novos conceitos no sistema de SPDA e se diferenciar, apresentando ao cliente um conhecimento técnico avançado.

nbr-5419-spda

Ferramentas adaptadas.

Pela quantidade de mudanças, especialmente no volume de cálculos para avaliação de risco, será necessária a utilização de ferramentas especializadas e já adequadas às novas prescrições da NBR 5419.

Com o auxílio de softwares, todo o trabalho e esforço braçal ficará a cargo da ferramenta, sobrando mais tempo para o projetista pensar na melhor solução técnica e econômica para o seu cliente. Pesquise um sistema especializado que já possua a atualização da norma. Isso é um tema para o próximo post.

As oportunidades trazidas pela nova NBR 5419 vão além da elaboração de projeto e sistema de SPDA. Elas impactam na oferta de cursos, treinamentos, consultorias, laudos e inspeções e, com isso, ganha toda a cadeia produtiva. Uma seleção natural de profissionais completos e preparados, vai acontecer! E a busca por projetos mais seguros (para pessoas, estruturas, instalações) que assegurem a continuidade dos serviços, serão o foco desta mudança.

Podemos ajudá-lo a escolher um software adequado para a elaboração dos seus projetos de SPDA.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários.

Se você gostou do material acima leia também