Dicas para profissionais que desejam elaborar projeto fotovoltaico para usinas

A cada ano, as notícias que envolvem o desenvolvimento de um projeto fotovoltaico ganham um contorno cada vez mais positivo. Em 2015, a Empresa Brasileira de Energia Solar (EBES) considerou que foi um momento de avanços significativos em prol dos projetos de energia limpa. No ano seguinte, 2016, o Portal Brasil anunciava a intenção do governo em impulsionar a energia solar. Na ocasião, destacou-se a necessidade do Brasil se tornar mais competitivo e outras formas de incentivo ao setor estariam em foco.

O ano de 2017 dá seus primeiros passos e já existem boas notícias para quem pretende se envolver num projeto fotovoltaico. O jornal O Povo, destaca o boletim da agência Ambiente Energia, em que o Brasil apresenta um crescimento de 70% em energia solar. Seguindo as novidades para o setor, o portal Extra anunciou que 2017 trará grandes movimentações para a indústria de energia solar, com a previsão de muitas contratações: será a hora de muitas aquisições e também do primeiro gigawatt em território nacional.

E o que isso pode significar para os profissionais que estão prontos para a elaboração de um projeto fotovoltaico para usinas?

Como se preparar para a elaboração de um projeto fotovoltaico

No artigo anterior, sobre “Os desafios das usinas para produção de energia fotovoltaica no Brasil“, abordamos a questão de demanda e oferta dentro da indústria de energia solar. Em ambos os casos, sabemos que há desafios bem específicos. Contudo, com o foco novamente no profissional, é fundamental enfatizar a preparação prévia, não somente acadêmica, como também por meio de vivências em projetos que envolvam a utilizam de energia solar. É compreensível que haja a dúvida: “como poderei adquirir experiência e estar pronto para a elaboração de um projeto fotovoltaico?”. É justamente por isso, que iremos ressaltar algumas questões importantes aqueles que pretendem investir nessa especialização.

Um profissional que se envolve em um projeto fotovoltaico deverá estar preparado para uma série de desafios relacionados à absorção e compreensão de informações sobre uma diversidade de elementos, desde o objetivo de cada etapa até a previsibilidade das entregas. O trabalho de um projetista não se limita ao planejamento. Pelo contrário, com as informações em mãos, os objetivos definidos e os estudos realizados em diferentes disciplinas, será preciso acompanhar todos os ciclos do projeto fotovoltaico. Para isso, também é essencial que haja uma capacitação ampla em conhecimentos específicos, como veremos a seguir.

É preciso compreender que cada projeto fotovoltaico é tratado de uma maneira e, por isso, o aprimoramento constante dos conhecimentos do profissional é importante. A diferenciação dos projetos é ocasionada por uma série de fatores: disposição física dos módulos solares, agrupamentos dos módulos para composição dos centros de transformação,arranjo dos equipamentos principais e acessórios, interligações elétricas e detalhamento da instalação

Para os cálculos solarimétricos, que definem o potencial de geração elétrica com os dados de medição solar no local da planta, existem programas específicos com bom nível de automação que permitem agilizar os processos. É por esse dimensionamento que se inicia um projeto. As melhores referências para se orientar sobre a execução de um projeto é justamente observar as diversas informações técnicas de equipamentos e materiais disponibilizados pelos fabricantes e, se possível, de algum projeto fotovoltaico existente.

Por fim, o pré-requisito mais importante para um projeto fotovoltaico é, sem dúvida, o nível de radiação solar que, de preferência, deve ser avaliado no local de implantação, por medições precisas e por período histórico definido. Além disso, é primordial atentar-se para os requisitos a serem atendidos para a implantação de um empreendimento de geração fotovoltaica que são definidos em documentos específicos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

No próximo artigo, iremos trazer de forma mais detalhada os pré-requisitos do projeto de energia fotovoltaica para usinas. Possui alguma dica ou pergunta sobre a elaboração de um projeto fotovoltaico para usinas? Deixe sua opinião em nossos comentários.

Se você gostou do material acima leia também