Meu software para projeto de SPDA está adaptado à NBR 5419?

Como você já deve ter percebido no post sobre as mudanças da NBR 5419, a atualização na NBR 5419 trouxe novos conceitos e muitos cálculos. Considerando as mais de 300 páginas de diretrizes para estruturas de proteção contra descargas atmosféricas, é fácil concluir que não basta apenas ter conhecimento técnico avançado para criar os projetos.

Para o projetista apresentar um trabalho com valor agregado, é preciso aliar informação e automatização. A utilização de um software para projeto de SPDA se torna uma ferramenta imprescindível para esta nova rotina.

Planilhas de cálculo e ferramentas de desenho simples em CAD podiam atender as necessidades da NBR 5419 antiga, porém agora o ideal é buscar ferramentas integradas de desenho e cálculo que já estejam adaptadas às exigências da nova norma. No cálculo da avaliação de risco, por exemplo, existe uma grande quantidade de parâmetros a serem definidos e isso inviabiliza a execução manual. Para ajudar o projetista que quer investir em um software especializado, preparei esse checklist com as principais ferramentas:

1. Avaliação de risco e da necessidade de SPDA, de acordo com as novas diretrizes da NBR 5419:2015
2. Definição da área de exposição
3. Lançamento dos captores, cordoalhas, hastes de aterramento, caixas de passagem, BEP (barramento de equipotencialização)
4. Verificação da proteção da edificação de acordo com a norma 5419:2015 pelos métodos de Franklin, Gaiola de Faraday e Eletrogeométrico (esfera rolante)
5. Lançamento e dimensionamento das cordoalhas
6. Geração de detalhamentos automáticos como cortes e detalhes isométricos
7. Visualização 3D
8. Geração de memorial de cálculo detalhado dos parâmetros do projeto e avaliação de risco
9. Geração de lista de materiais
10. Lançamento automático das malhas, utilizando o método da Gaiola de Faraday
11. Lançamento automático das descidas
12. Integração de ambiente de CAD próprio aos cálculos
13. Filosofia de objetos inteligentes com elementos paramétricos
14. Cadastramento de peças típicas

nbr-5419-spda

A recomendação é checar estes 14 itens e pesquisar, em fontes confiáveis e entre os profissionais da área, qual a melhor opção de software para projeto de SPDA e de ferramenta que atenda todas as exigências da nova NBR 5419.

Se você procura um software adequado para elaboração dos seus projetos de SPDA, nós podemos ajudá-lo!

Ficou com alguma dúvida sobre as mudanças da NBR 5419? Deixe sua mensagem na área de comentários.

Se você gostou do material acima leia também