Estrutura de concreto armado: teoria, prática e ferramentas

A arte de projetar uma estrutura de concreto armado que atenda a todos os requisitos de desempenho, qualidade e economia não é uma tarefa fácil, mesmo com os avanços tecnológicos que dispomos para tal finalidade. Sabe-se que de nada adianta ter elementos bem dimensionados e que atendem a todos os requisitos normativos, se os desenhos finais de detalhamento não estiverem precisos, claros e corretos, afinal, é esta informação que será entregue aos executores da obra para a construção da edificação.

É preciso unir teoria, prática e ferramentas

Vários engenheiros, tanto recém-graduados quanto alguns já mais experientes, tendem a ter uma visão equivocada sobre o processo de elaboração de um projeto de estrutura de concreto armado. Seja pela formação deficiente da graduação, pelo excesso de confiança ou por pressão para elaborar projetos em menos tempo, estes profissionais acreditam que as ferramentas computacionais resolvem o problema de projeto por si só, já que as etapas de dimensionamento e de detalhamento estão completamente automatizadas nestes softwares.

No entanto, esta automatização do processo substitui apenas as tarefas rotineiras e maçantes do cálculo estrutural e do detalhamento e dá, portanto, a liberdade para o engenheiro dedicar seu conhecimento e sua capacidade de decisão a tarefas mais nobres do projeto, como concepção e análise estrutural.

Neste contexto, o processo de se projetar uma estrutura de concreto armado precisa ser repensado. Algumas características cruciais para que engenheiros e estudantes de engenharia civil aproveitem os benefícios da informática de forma consciente e responsável estão organizadamente elencadas no post sobre teoria e prática no curso de engenharia civil, escrito pelo engenheiro Rodrigo Koerich.

Domine um software especializado

Com a preocupação de se emitir um produto de elevada qualidade técnica ao final de cada projeto, o engenheiro civil projetista de estrutura de concreto armado deve – sem dúvida – dominar um software da área. Inclusive, esse é o tema do nosso e-book com 7 passos para usar software em projetos estruturais.

Os desenhos finais de detalhamento emitidos por estes softwares têm, normalmente, qualidade impressionante, o que pode dar a falsa impressão ao engenheiro de que ele não tem a necessidade de revisar os detalhamentos e até, dependendo do caso, refazer alguns de forma manual. O engenheiro, cuja responsabilidade pelo projeto é atribuída, tem a obrigação de questionar os cálculos dos desenhos de detalhamento emitidos pelo programa, tendo em mente as condições de execução de cada elemento estrutural inerentes à obra e sempre pensando em otimização dos quantitativos e consequente satisfação do cliente.

Acompanhamento da execução é garantia de qualidade

Na verdade, não existe outro caminho para o engenheiro projetista garantir a qualidade de um projeto de concreto armado se não a visita constante às etapas de execução das obras que projeta. É inconcebível algum profissional projetar determinado produto sem saber exatamente como este produto é executado e quais são os fatores intrínsecos ao processo que podem afetar negativamente a qualidade do produto final.

A própria qualidade dos detalhamentos dos elementos de concreto pode ir melhorando ao longo do tempo, se o projetista da estrutura incorporar a experiência observada e analisada em suas execuções anteriores ou de outros colegas. Por que não aprender também com os erros/equívocos de outros colegas?

A chave para elaboração de detalhamentos de estrutura de concreto armado ricos, claros, corretos e com alta qualidade está na mão do profissional. Invista no aprendizado das disciplinas básicas da engenharia civil, dedique-se ao estudo profundo de disciplinas profissionalizantes de projeto e iniciações cientificas, invista em pós-graduação e cursos específicos de operação de softwares de cálculo estrutural. Tenha também o saudável hábito de acompanhar, na medida do possível, a execução de suas estruturas projetadas. Com essas ações, é possível entregar a melhor solução ao cliente.

Tem alguma dúvida sobre software para estrutura de concreto armado? Escreva nos comentários.

Se você gostou do material acima leia também