Estruturas de concreto: saiba como se manter atualizado

Antes de falarmos sobre atualização profissional e técnica em estruturas de concreto, faremos um retrospecto de nossas conversas anteriores. Até agora falamos sobre possíveis caminhos para se destacar entre os demais projetistas de estruturas de concreto, passamos por situações e incertezas na vida de um projetista que vão além do cálculo estrutural e vimos algumas dicas para chegarmos a uma solução estrutural de qualidade.

Hoje, nossa visão será mais voltada ao projetista do que ao projeto. Abordaremos as opções presentes no mercado para o profissional de estruturas de concreto se manter atualizado.

A realidade atual dos projetos em centros urbanos nos exige cada vez mais atualizações e especializações. Como o espaço nesses centros estão cada vez mais valorizados, os edifícios, por consequência, estão cada vez mais altos e mais arrojados sob o ponto de vista arquitetônico. Isso exige um maior rigor no desenvolvimento técnico do projeto, que precisa atender todos os aspectos normativos e da arquitetura. Nesse cenário competitivo, as construtoras exigem que seus empreendimentos tenham alto desempenho e que tenham custo reduzido e prazo para elaboração do projeto menor. Em outras palavras, o projeto estrutural precisa ser melhor e realizado em um tempo menor.

Os softwares para projetos surgem como uma valiosa ferramenta, uma vez que estão cada vez mais sofisticados e eficazes. No entanto, de nada adianta uma poderosa ferramenta sem que o profissional domine-a completamente e consiga usufruir da potencialidade da mesma.

Então, se você possui um software para projetos estruturais, procure cursos relacionados a sua ferramenta. Mesmo que você já use uma ferramenta, cursos sempre possuem a visão de outro profissional e podem conter dicas que aumentam sua produtividade e eficiência. Existem no mercado cursos via internet que tem excelente relação de custo x benefício e lhe conferem flexibilidade de horário, que é essencial na vida de um projetista.

Ainda em relação a prazo para realizar o projeto estrutural, não é incomum o contratante pedir que seja realizado todo o projeto entre 15 e 60 dias, enquanto o prazo para elaborar o projeto arquitetônico fica em torno de 12 e 24 meses, desde a ideia inicial, alterações e aprovação na prefeitura. Ou seja, a desproporção de prazos no mercado é gritante e isso influencia diretamente no valor do projeto. Lembre–se:quanto maior o prazo para a elaboração de um projeto estrutural, melhor e mais econômica será a solução.

Outra realidade que está mudando é a forma de recebimento do projeto arquitetônico. Atualmente recebemos em formato de desenhos digitais (dwg), mas a tendência é que cada vez mais as importações venham diretamente como modelo 3D, para então elaborar os projetos complementares. Essa tendência é reforçada com a crescente tecnologia BIM que já é realidade.

Essa realidade de integração cada vez mais presente exige do projetista soluções tecnológicas para extinguir a distância entre todos os profissionais e empresas envolvidos no projeto que em muitos casos não são próximas ou estão até em outras cidades. Uma solução para essa situação é utilizar os serviços de armazenamento em nuvem, para que todos os envolvidos no processo tenham acesso as etapas do projeto. Existem no mercado, sites de armazenamento que possuem outras funções como workflow sobre os arquivos do projeto e controle automático das revisões dos arquivos.

Um caminho natural que surge com a exigência de integração entre todos os projetos sob o conceito BIM é a crescente diversidade de soluções técnicas para a estrutura. Novas tecnologias permitem novas formas de se solucionar uma estrutura de concreto. Isso cria a necessidade de prover soluções mais econômicas para o contratante, mas não menos eficientes e exige uma qualidade maior na apresentação do projeto.

Isso será reforçado pela tendência que existam cada vez mais normas que elas sejam mais rígidas para garantir a qualidade do projeto e da estrutura. A fiscalização através da análise técnica do projeto, que já é obrigatória e prevista na norma 6118 tende a ser tornar presente em todos os projetos.
Em outras palavras, o projetista de estruturas de concreto terá que realizar projetos com maior desempenho junto aos projetos complementares, custo reduzido e atendendo uma quantidade maior de requisitos técnicos e normativos, Se tornará obsoleto o profissional que não possuir um visão sistêmica da engenharia. Capacitação e atualização constantes serão requisitos básicos para qualquer profissional que quiser atuar com projetos.

Para se diferenciar, considere como atual essa realidade e busque constantemente cursos e treinamentos para se manter atualizado. Existem no mercado excelentes alternativas de estudo, como cursos via internet que lhe permitem escolher a data de início e não possuem horário fixo para aulas. O importante é você pesquisar sobre os autores do curso, verificar o histórico profissional do mesmo, o que ele já realizou e se o mesmo é ou não uma boa referência no assunto a ser estudado.

Outro conselho é preferir cursos que possuam algum material didático que possa ser guardado para futura consulta e que sejam certificados. Cursos são um excelente diferencial em um resumo profissional, já que refletem que o candidato não fica parado no tempo e está atualizado. Vale também, pesquisar o histórico da empresa que comercializa o curso, para verificar a idoneidade, tempo de experiência e posição no mercado. Prefira empresas que já possuam um bom histórico na área de cursos e treinamento.

Nesse sentido, indico a Série Concreto Armado – Requisitos para Desenvolvimento de Projetos de Edificações, de autoria de Rodrigo Koerich, que é engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui mais de 20 anos de experiência em projetos estruturais de edifícios, obras de drenagem, saneamento e estruturas especiais em concreto armado.

Com um excelente conteúdo, material de apoio e dicas para projetos através de contribuições sobre a experiência do autor, essa série permite adquirir somente os capítulos que o aluno possuir interesse e mantem flexibilidade de horário, uma vez que é via internet.

Ler livros de profissionais referências na área também é uma excelente alternativa, você pode ter algumas indicações de livros para engenharia lendo esse post.

Independentemente do caminho, escolha se renovar. Ler novas visões, fazer cursos e treinamentos para conhecer os rever seus conceitos é a forma mais eficaz de se tornar referência em estruturas de concreto.

Se você gostou do material acima leia também