5 motivos para você nunca parar de estudar sobre construção civil

Vimos no artigo anterior a quantidade de normas correlacionadas que a NBR 15575, norma de desempenho, possui. Vimos também que o melhor caminho para ficar alinhado com os requisitos da normas de construção civil é estudar as mesmas.

No entanto, a simples menção da palavra estudar pode causar calafrios em alguma pessoas. Se você acha que o aprendizado termina com a graduação ou pós graduação, está enganado. O processo de aprendizagem é contínuo e constante. Mas não precisa ser necessariamente maçante e engessado. Há alternativas no mercado que tem excelente relação custo x benefício: os cursos on line.

Com uma metodologia mais prática de abordagem ao conteúdo, esses cursos favorecem a absorção do conhecimento sem perder a qualidade do tema. Geralmente possuem um investimento reduzido se comparados a cursos presenciais do mesmo assunto e também possuem interação com professor e outros profissionais da construção civil.

Além disso, possuem extrema flexibilidade de horário – aulas disponíveis 24 horas por dia – e possuem material didático e certificado, que é aceito – na maioria das faculdades – como horas complementares no curso, uma grande ajuda para os estudantes da construção civil.Para os que já se formaram, realizar cursos complementares também podem ajudar na evolução de carreira em órgãos públicos, através dos planos de cargos e salários.

Esse cursos aliam economia com conteúdo e flexibilidade. Há canais especializados em cursos para construção civil, como o QiSat. Vale a pena conferir.

Você ainda precisa de mais motivos para começar a estudar? Então vamos lá. Veja abaixo 5 possíveis benefícios ao aprender.

1. Manter sua saúde mental

Apesar de não ser um músculo, o cérebro também precisa de exercícios e atividades constantes para seu perfeito funcionamento.

No entanto, atividades que são rotineiras, como ir ao trabalho sempre pelo mesmo caminho, ou desenvolver ações sobre o mesmo assunto podem não exercitar seu cérebro em toda sua capacidade. É como se nossa mente entrasse em um modo automático, cuja exigência da mente fica muito abaixo de todo seu potencial.

Há algumas formas de exercitar seu cérebro e conseguir maior desempenho dele. Uma das formas é fazer rotas alternativas para seu trabalho ou casa. Você perceberá que em pouco tempo, sua atenção irá melhorar. Todavia, a forma mais eficiente de exercitar o cérebro é mesmo aprender coisas novas.

Aprimorar seu conhecimento é a forma mais eficaz de melhorar o desempenho do seu cérebro nas atividades profissionais e também do seu dia a dia. Quer ser saudável por completo? Exercite também sua massa encefálica. Estudar é o melhor exercício.

2. Expandir Networking

Seja na profissão, faculdade ou em uma conversa de bar, mais do que ter, é vital saber sobre algum assunto. Você pode optar por parar de estudar após a sua graduação ou pós graduação, no entanto, seus assuntos ficarão restritos aos temas estudados ou ao grupo de pessoas que você está inserido.

Conhecer mais sobre outros caminhos da construção civil lhe permite ir além do previsto. Ao realizar um curso, você terá contato com outros profissionais da construção civil que também estão se atualizando. Estes profissionais conhecem outros profissionais que podem, de alguma forma, ser úteis na sua profissão. Seu networking expande na mesma proporção que seu know-how e com certeza isso aumentará suas possibilidades de sucesso na construção civil.

3. Blindar sua carreira

Provavelmente você tem um smartphone. Talvez você esteja inclusive lendo através dele. Você lembra que no passado – que agora parece tão distante – os celulares eram limitados a ligações e mensagens de texto? No entanto, eles evoluíram e agora realizam inúmeras funções e são adaptáveis.

Com a nossa carreira é o mesmo processo. Parar sua evolução em determinado ponto com certeza vai fazer com que você seja ultrapassado em algum momento.Uma forma de blindarmos nossa carreira é nos mantermos em constante atualização. Faça cursos, estude outros assuntos relacionados com sua área. Você pode estudar também sobre outras áreas que são relacionadas a sua, como marketing e gestão de projetos.

4. Prevenir doenças

Lembra do primeiro motivo? Pois bem, além de melhorar o desempenho do cérebro, aprender ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas como Mal de Alzheimer – doença degenerativa e progressiva, que causa atrofia do cérebro – segundo estudo publicado este ano pela Alzheimer’s Disease International, federação internacional que reúne organizações destinadas a estudar e apoiar pacientes de demência.

O estudo aponta que exercitar o cérebro frequentemente, sobretudo através de aprendizado, auxilia na prevenção dessa doença. Mais um excelente motivo para você começar a exercitar sua mente imediatamente.

5. Converter interesse em habilidade

Se você trabalha com construção civil, certamente você é uma pessoa engenhosa, que tem curiosidade em saber como as coisas funcionam em sua essência. Este é o primeiro passo para quem quer aprender. Se você tem curiosidade ou interesse em saber sobre outro assunto, da sua área ou não, estude sobre isso, se possível faça cursos e insira no seu currículo.

A curiosidade é o primeiro passo para saber mais sobre determinado assunto.

Além dos cinco motivos acima, quero deixar também um aviso: aprender é altamente viciante. A satisfação de progredir na busca de conhecimento é incrível. Desta forma, em nosso próximo artigo falaremos mais sobre uma sugestão para você se atualizar estudando um assunto indispensável: a NBR 15575, a norma de desempenho.

Até lá.

Se você gostou do material acima leia também