Chuveiros automáticos: por que esse sistema é tão eficiente?

O sistema de chuveiros automáticos, também chamado de sistema sprinkler, é o mais eficiente e que obtém maior êxito no controle do foco de incêndios em edificações. Quando um profissional é contratado para elaborar um projeto de combate a incêndio, ele deve considerar que a construção está sujeita a riscos de perdas econômicas ou, ainda mais grave, de perdas de vidas humanas.

chuveiro automatico

Sistema de chuveiros automáticos – estacionamento shopping

 

Quando em funcionamento, o sistema de chuveiros automáticos consegue controlar ou apagar o foco de incêndio. Ao mesmo tempo, é possível disparar um alarme para os ocupantes da edificação, advertindo sobre a necessidade de abandonar o local rapidamente.
Vale ressaltar que, para os chuveiros automáticos serem realmente eficientes, eles devem estar 100% instalados em toda a edificação. Caso contrário, as áreas desprotegidas podem tornar o incêndio incontrolável.

Vantagens do sistema de chuveiros automáticos

Na década de 1980, uma pesquisa sobre a eficiência do sistema de chuveiros automáticos realizada nos EUA, por Phyllis Solomon, apresentou os resultados abaixo. A pesquisa faz parte do livro Automatic Sprinkler Systems.

  • 8% dos focos de incêndio foram apagados ou controlados por apenas 1 um sprinkler;
  • 48% dos focos de incêndio foram apagados ou controlados por apenas 2 chuveiros automáticos;
  • 89% dos focos de incêndio foram apagados ou controlados por até 15 sprinklers;

Esta pesquisa ainda mostrou que os danos materiais causados por incêndio em hotéis foram 78% menores nos empreendimentos que possuíam um sistema correto de chuveiros automáticos. Os registros são de no máximo duas vítimas fatais em edificações protegidas por sistemas projetados e operados corretamente.

A principal vantagem do sistema de chuveiros automáticos é, sem dúvida, o combate ao foco de origem do fogo. Com isso, os focos são controlados e limitam a propagação do incêndio com a liberação da água, diminuindo também a expansão de calor. Assim, a temperatura da fumaça junto ao teto fica sob controle, o que evita danos estruturais à edificação e, consequentemente, impede que o fogo se alastre para os outros pavimentos.

Há ainda outras vantagens nos chuveiros automáticos, destaco as mais importantes:

  1. o sistema funciona automaticamente, evitando possíveis falhas humanas;
  2. o acionamento do sistema de alarme é simultâneo ao sistema de água;
  3. possui uma rápida ação de aspersão de água sobre o foco do fogo, evitando que o mesmo se propague para os demais ambientes da edificação;

Entretanto, é importante ressaltar que os chuveiros automáticos não possuem ação sobre fogos latentes. A eficiência do sistema está baseada no princípio da descarga automática de água com uma densidade suficiente para controlar ou apagar os focos iniciais.

Para que tudo isso se cumpra, os projetos de sprinkles devem considerar alguns fatores importantes que serão detalhados nos próximos conteúdos.

Não perca!

Quer compartilhar a sua experiência com sistema de chuveiros automáticos? Escreva nos comentários.

Se você gostou do material acima leia também