Como definir a demanda de água de chuva em uma edificação

Vimos no post anterior que o sistema de aproveitamento de água da chuva em instalações prediais envolve coleta, escoamento e cálculo do volume de captação mensal. O emprego mais rotineiro da água de chuva em edificações é na lavação de carros, rega de jardins e também nos vasos sanitários.

Agora, vamos conferir tabelas sobre a demanda de água de chuva e água potável nas edificações. Importante destacar que é necessário identificar na edificação os pontos que são abastecidos por água não potável, neste caso, água de chuva.

1. Demanda residencial de água potável na área interna

tabela-1

A água da chuva não é potável e, portanto, não deve ser usada para beber, lavar louça, cozinhar ou tomar banho. No entanto, ela serve na descarga dos banheiros, que é um ponto crítico de consumo pois pode gastar até 9 litros a cada acionamento.

banner-ebook-planilhas-dimensionamento-reservatorios-agua

2. Demanda residencial de água potável na área externa

tabela-2

As áreas externas das edificações podem utilizar a água da chuva para a rega do jardim e lavagem de carros, por exemplo. Considerando a tabela acima, é possível perceber um ganho considerável na redução de água potável ao utilizar um sistema de aproveitamento de água da chuva para realizar essas tarefas.

3. Volume de água da chuva para uma edificação residencial

tabela-3

Este item ilustra com clareza parâmetros para o volume mensal de água da chuva para uso interno e externo. Considere uma residência com quatro pessoas, em um terreno com 600 m² e área construída de 300 m², um automóvel e 200 m² de área de jardim, supondo 12 regas ao mês:

Os números comprovam que um sistema de captação de água da chuva é um método sustentável que ajuda a economizar água. Esses parâmetros facilitam a medição do consumo em uma edificação e, assim, auxiliam a definir a demanda de água de chuva em uma edificação.

Ficou com alguma dúvida sobre as tabelas de demanda de água de chuva e água potável nas edificações? Escreva na área de comentários.

Faça o download gratuito da planilha para o dimensionamento do reservatórios de água pluvial em edificações clicando aqui

Se você gostou do material acima leia também