Como usar software em projeto de combate a incêndio

O dimensionamento das redes hidráulicas referentes ao projeto de combate a incêndio compreende os sistemas de hidrantes e de sprinklers. Para calcular essas redes, é preciso efetuar uma série de verificações até atingir as pressões e vazões mínimas exigidas pelas normas.

Importante destacar que cada estado possui uma norma com algumas particularidades específicas. Atualmente, o projetista hidráulico pode aplicar um software para calcular e desenhar itens importantes do projeto de combate a incêndio. Acompanhe o que muda na rotina com a aplicação de um programa.

Cálculo da vazão x pressão

Para definir as redes de hidrante e de sprinkler, o projetista precisa dimensionar as vazões e pressões dos hidrantes mais desfavoráveis da edificação e dos sprinklers contidos na área de operação. Usando um software especializado, é possível fazer o cálculo dos hidrantes a partir do lançamento de condutos e da configuração da vazão mínima. Para o dimensionamento da rede de sprinkler com base na área de operação, o programa gera automaticamente a densidade que será aplicada no cálculo das pressões e vazões a serem aplicadas nestes dispositivos.

Outro processo importante que pode ser automatizado é definir na configuração uma pressão mínima, que a partir da aplicação da equação dos orifícios, o software demonstrará a vazão em cada um dos hidrantes em uso simultâneo.

Lançamento automático da rede de sprinkler

Os desenhos feitos para o lançamento dessa rede devem incluir toda a área a ser protegida com tubulações e sprinklers. Com uma ferramenta especializada em projeto de combate a incêndio, o engenheiro pode fazer o lançamento automático, apenas definindo a região de cobertura. Importante destacar que no software também é possível definir a altura dos ramais e sprinklers. Sendo assim, a automatização deste processo gera outros desenhos pelo sistema, entre eles, o detalhe isométrico.

Cadastro de peças com informações específicas

O projetista deve coletar muitos dados para definir a rede de incêndio, como o comprimento equivalente das conexões hidráulicas, a constante de rugosidade da mangueira e o valor da singularidade do esguicho. No entanto, ao projetar com uma ferramenta especializada todas as informações estarão no banco de dados do cadastro de peças do programa. E cada elemento inserido no projeto já possui as descrições necessárias para dimensionar a rede de incêndio.

Outra vantagem do cadastro de peças é que ele inclui os itens que serão contabilizados na lista de materiais, sendo possível incluir novas peças.

Podemos ajudá-lo a escolher um software adequado para a elaboração dos seus projetos hidráulicos de combate a incêndio.

Ficou com alguma dúvida sobre como usar software em projeto de combate a incêndio? Deixe sua pergunta na área de comentários.

Se você gostou do material acima leia também