Dimensionamento de reservatório de água da chuva pelo método de Rippl

A técnica mais utilizada para efetuar o dimensionamento de reservatório de água da chuva é o método de Rippl. Neste post, vamos detalhar como é feito o dimensionamento pelo método analítico. Para isso, fique atento às informações necessárias para o preenchimento da planilha e ao exemplo de cálculo apresentado a seguir.

 1. Informações para planilha

Coluna 1: meses entre janeiro e dezembro.

Coluna 2: valores médios mensais de chuva em milímetros da região em que a coleta será efetuada. Para maior confiabilidade na demanda de chuva, pode-se construir séries sintéticas com probabilidades de 95% (extremamente confiável), 85% (confiável) e 75% (tolerável). Os valores médios correspondem a uma probabilidade de 40%, resultado inferior ao tolerável.

Coluna 3: demanda mensal de água de chuva, de acordo com o calculado para a edificação.

Coluna 4: área de captação de chuva, que deve ser a mesma durante todos os meses.

Coluna 5: volumes mensais resultantes da água da chuva.

Coluna 6: diferença entre o volume de consumo e o volume das chuvas mensais. O sinal negativo indica que a quantidade de água de chuva mensal supera o necessário e o valor positivo indica que o consumo é superior ao captado.

Coluna 7: soma do valor resultante no mesmo mês da coluna 6 mais o acumulado do mês anterior da coluna 7. Quando o valor nesta coluna for menor que zero, o mesmo deverá ser desconsiderado.

Coluna 8: (E) = água extravasando, (D) = reduzindo o nível no reservatório de água da chuva, (S) = aumentando o nível de água no reservatório.

banner-ebook-planilhas-dimensionamento-reservatorios-agua

 2. Como fazer

Veja um exemplo de dimensionamento de um reservatório feito com o auxílio de uma planilha do Excel.
Considere uma área de cobertura igual a 152 m² e uma demanda mensal de 9 m³. Os valores de chuva apresentados na planilha foram definidos hipoteticamente. O coeficiente de runoff adotado será de 0,8. Como resultado, seria necessário um reservatório de água da chuva de 14 m³, que corresponde ao maior valor resultante na coluna 7.

tabela rippl

No próximo post vamos mostrar como é feito o dimensionamento de reservatório de água da chuva pelo método de análise de simulação do reservatório. Para relembrar outros posts sobre sistemas de captação de água da chuva, acesse nosso blog.

Ficou com alguma dúvida o dimensionamento de reservatório de água da chuva? Escreva na área de comentários.

Faça o download gratuito da planilha para o dimensionamento do reservatórios de água pluvial em edificações clicando aqui

Se você gostou do material acima leia também