Sistema sprinkler: por que usar um software para projeto?

Vimos que para um bom desempenho dos projetos de sistema sprinkler é necessário ter bastante cuidado com os critérios normativos, assim como um estudo muito específico para que a eficiência dos chuveiros automáticos seja atendida de forma correta.

Hoje em dia, quando um projetista é contratado para elaborar um projeto de sistema sprinkler, ele demora, no mínimo, dois meses (ou até mais) para criar o projeto da maneira tradicional. No entanto, com uma ferramenta especializada, esse prazo pode ser reduzido pela metade, dependendo, é claro, do tipo da obra a ser projetada.

Quais as vantagens de projetar um sistema sprinkler com software?

Etapa de Lançamento

1) Todo lançamento é automatizado

O lançamento das tubulações principais, ramal e sub-ramais, em sua grande parte, pode ser feito de forma automática. Ao definir a área de lançamento, ainda se consegue um preview, o que facilita a escolha da orientação da área de operação junto aos ramais. Todo lançamento feito em 2D pode ser visualizado em 3D, sem nenhum retrabalho.

2) Definição da área de operação

A definição da área de operação é em conjunto com o lançamento automático. No entanto, pode-se incluir “n” áreas de operação para escolher de forma dinâmica qual é o ponto mais desfavorável hidraulicamente. Ainda existe a opção de lançar áreas de operações poligonais.

3) Definição dinâmica das peças

Um software especializado indica as peças (joelhos, válvulas e afins) mais recomendadas para aquele ponto do lançamento do projeto. Isso facilita e muito a tomada de decisão sobre a escolha de peças mais adequadas.

4) Possibilidade de relançamento de forma rápida

Relançar inúmeras vezes o mesmo projeto já dimensionado ajuda na visualização do que é possível aperfeiçoar no projeto. Pode-se relançar configurando as orientações do ramal principal ou configurar a derivação do tubo entre o ramal principal e o chuveiro automático.

sprinkler
Figura 1 – Sistema de chuveiros automáticos em um software especializado

 

Etapa de Dimensionamento

1) Dimensionamento segundo a NBR 10897:2014

Para o dimensionamento de um sistema sprinkler é levado em consideração os parâmetros e requisitos estabelecidos pela norma.

2) Cálculo da área de operação

Eu tenho o hábito de alocar várias áreas no mesmo projeto para verificar qual é a mais desfavorável. Por isso, aplico o software para definição rápida da minha área de operação. O cálculo é confiável e rápido.

sprinkler 02Figura 2 – Cálculo da área de operação

 

3) Processo iterativo pra cálculo das vazões e pressão

Esta é a vantagem que mais economiza tempo. Quando os cálculos de um projeto de sistema sprinkler são feitos manualmente, há um grande trabalho, que pode prejudicar prazos de entregas.

A ferramenta especializada proporciona uma maior precisão nos resultados de dimensionamento sprinkler, pois utiliza um processo iterativo. Desta forma, são apresentados resultados rápidos e reais de pressão e vazão nos sprinklers, conferindo mais segurança nos resultados obtidos. Isso facilita a análise do projetista e garante alterações eficazes no croqui.

4) Dimensionamento da bomba pressurizadora

A bomba é calculada junto com o sistema de forma dinâmica. Existe a possibilidade de inserir uma bomba comercial. Através dos cálculos, o programa apresenta a situação real de funcionamento, oferecendo as curvas do sistema junto à curva da bomba correta.

5) Inclusão no dimensionamento dos hidrantes

Inclua os hidrantes no projeto de sistema sprinkler, de acordo com o que o programa considera no cálculo da vazão, conforme a NBR 10897:2014.

O mais interessante é que um software especializado compreende a instalação como um todo, sendo possível gerar os detalhamentos de forma automática, como esquemas isométricos, cortes, entre outros. Isso ajuda a cumprir os prazos de entrega dos projetos de sistema sprinkler aos clientes.

Eu recomendo o sistema QiIncêndio da AltoQi, pela vantagem em relação à produtividade. Para finalizar o projeto, eu gero os relatórios que o programa emite ou configuro da maneira que eu desejo. Posso também gerar um quantitativo do projeto todo, ou seja, a lista de materiais.

Podemos ajudá-lo a escolher um software adequado para a elaboração dos seus projetos hidrossanitários.

Quer conhecer mais vantagens dessa ferramenta? Escreva nos comentários ou acesse a área de produtos da AltoQi.

Se você gostou do material acima leia também