Software para hidráulica: riscos de ferramentas não confiáveis

Atualmente, existem muitas ferramentas de apoio para elaboração de projetos. Com tantas opções em mãos, os profissionais devem ter cuidado antes de adquirir e utilizar um software. Uma boa pesquisa entre projetistas é essencial. Neste post, vou comentar alguns pontos de atenção em um software para hidráulica. Lembrando que o mau uso das ferramentas especializadas ou a escolha de um sistema não confiável pode causar inconformidades nas obras de instalações hidráulicas e de esgotamento sanitário.

Principais cuidados para evitar problemas com software para hidráulica

Ferramentas de empresas estrangeiras

Vivemos na era dos softwares que agilizam muito os processos morosos de engenharia, especialmente nas partes de dimensionamento e detalhamento de projetos. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, porém nem todas são compatíveis com as necessidades requeridas. Primeiramente, um software para hidráulica – e para qualquer outro projeto de engenharia civil – deve ser confiável. Os softwares importados, muitas vezes, não levam em consideração as normas brasileiras e pautam-se em normas que não representam as exigências legais de nossa engenharia, além de não possuírem suporte técnico a seus usuários no Brasil.

Aplicação sem conhecimento técnico

Outro fator importante a considerar é que o profissional deve despender o tempo necessário para o aprendizado global do software para hidráulica, de forma a adquirir total domínio de seu uso, conhecendo assim todas as suas possibilidades e limitações. O melhor software é, portanto, aquele que o usuário sabe utilizar bem, afinal, a ferramenta não projeta sozinha, apenas dá suporte àquilo que o projetista concebe e conhece.

Tenho acompanhado a evolução da engenharia, desde a prancheta até o uso de softwares e já utilizei muitos sistemas na tentativa de obter um resultado mais eficiente em meus projetos. A receita para ser bem-sucedido na aplicação de software em projetos é simples: dedicar tempo e vontade para dominar os recursos. Depois que conhecer bem a etapa de aprendizado, o projetista percebe que pode contar com uma ferramenta de trabalho inquestionável quanto à qualidade e eficiência de apoio a seus projetos.

Software não confiável: como checar a credibilidade da empresa?

Os softwares de apoio ao dimensionamento e detalhamento de projetos são uma unanimidade para agilizar processos repetitivos, lentos e sujeitos a erros. Existem muitos softwares disponíveis no mercado e muitos não cumprem o que prometem. O profissional muitas vezes fica em dúvida de qual eleger para o seu uso. Considero que alguns elementos são essenciais na escolha e uso de um software para hidráulica:

  • empresa fornecedora com credibilidade no mercado;
  • equipe desenvolvedora qualificada;
  • tecnologia de ponta;
  • desenvolvimento continuado com a evolução do mercado de engenharia;
  • grau de detalhamento final rico e voltado ao mercado do país;
  • dimensionamento considerando as normas brasileiras;
  • cadastro de materiais hidráulicos atualizado com materiais disponíveis no mercado brasileiro;
  • suporte ao cliente facilitado e presente;
  • cursos de aprendizado de uso;
  • canais de aprendizado na internet.

Seguindo essas recomendações, é possível evitar falhas em projetos pelo mau uso de um software para hidráulica.

Quer saber mais sobre as soluções disponíveis no mercado? Veja os materiais disponíveis no FAQ da AltoQi e compartilhe seu feedback nos comentários.
Podemos ajudá-lo a escolher um software adequado para a elaboração dos seus projetos hidrossanitários.

Se você gostou do material acima leia também