Como fazer um projeto em BIM? Aprenda a aplicar a metodologia na prática. - Mais Engenharia - Conhecimento em projetos de edificações.

Como fazer um projeto em BIM? Aprenda a aplicar a metodologia na prática.

Os benefícios trazidos pelos BIM são indiscutíveis. Cada vez mais, projetistas, executores e clientes percebem os ganhos significativos da metodologia e abandonam de vez a maneira antiga de criar e conceber uma edificação. 

Além da modelagem inteligente e estimativa precisas dos custos, o projeto em BIM permite integrar todos os agentes construtivos e ter uma ideia real do cronograma da obra. Isto significa que todas as etapas são baseadas em planejamento e comunicação, o que vai facilitar e muito a vida dos executores e impactar diretamente nos custos do cliente, já que as chances de aditivos são muito menores.

 

Mas como funciona esse fluxo de trabalho na prática, você sabe? 

Ao longo deste artigo, serão apresentados 4 vídeoaulas para você aprender cada estágio do projeto em BIM. São 4 passos que vão desde o lançamento do projeto multidisciplinar, até a  integração entre disciplinas e, finalmente, a entrega da documentação ao cliente.

Assista e aprenda com o Eng. Edvânio Teixeira. 

 

Aula introdutória: Tudo o que você precisa saber para começar a fazer um projeto multidisciplinar em BIM

 

Aula 2: Integração estrutura-arquitetura na prática

 

Aula 3: Integração MEP e a compatibilização dos projetos

 

Aula 4: Como entregar a documentação para o seu cliente

Apesar da mudança de perspectiva ser a maior barreira para a implementação BIM, o valor agregado às novas entregas e até mesmo à rotina de trabalho faz com que todos os profissionais envolvidos no processo adotem o BIM como novo paradigma e não voltem mais atrás no processo. Afinal, os benefícios proporcionados pelos projetos em BIM superam todo o investimento em plataformas e curva de aprendizado.

Se você gostou do material acima leia também