Profissão gerente de projetos: importância, atribuições e certificações

Profissão gerente de projetos: importância, atribuições e certificações

profissão gerente de projetos

 

Ouça este conteúdo!

Parte 01:

Parte 02:

 

Um empreendimento, desde a sua idealização até a finalização da construção, conta com muitos envolvidos. E durante todo o ciclo do projeto, existem funções operacionais e também funções estratégicas, voltadas para a organização do trabalho e das pessoas. É nesse contexto que entra o papel do gerente de projetos. Ele representa a figura que organiza e coordena os processos e equipes envolvidas no projeto. 

A importância da profissão gerente de projetos

importância profissão gerente de projetos

A profissão gerente de projetos tem um papel crítico na liderança de uma equipe para atingir os objetivos desejados. O gerente de projetos inicia seu trabalho antes mesmo dos demais envolvidos, a fim de verificar os processos já aplicados e propor melhorias para os trabalhos seguintes. O papel do gerente de projetos pode variar de acordo com a organização que o profissional atua. Segundo o guia PMBOK, a função de gerenciamento de projetos deve se adaptar à organização da mesma forma que os processos de gerenciamento de projetos são adaptados para atender ao projeto. 

O trabalho do gerente de projetos está intimamente relacionado às pessoas envolvidas em um projeto. Desta forma, o gerente deve possuir ou desenvolver habilidades de comunicação e empatia com os demais colaboradores. Para manter a organização e atendimento aos requisitos do processo estipulado, também é necessário um grande senso de liderança.  

Atribuições do gerente de projetos

atribuições gerente de projetos

O gerente de projetos tem como algumas de suas atribuições: 

  • mapeamento do processo de trabalho de uma equipe; 
  • desenho de novos processos, visando melhorar o resultado final das entregas; 
  • gerenciamento de pessoas; 
  • gerenciamento de conflitos; 
  • motivação da equipe; 
  • ter uma visão geral da organização e propor melhorias; 
  • ter uma visão global de todas as disciplinas envolvidas em um projeto. 

Estas são algumas das principais atribuições do gerente de projetos, sendo a comunicação a base do sucesso de todas as tarefas a serem desempenhadas. 

10 certificações que um gerente de projetos pode receber 

O Project Management Institute (PMI®) é uma instituição que promove a área de gerenciamento de projetos e certifica profissionais com reconhecimento internacional. 

O processo de certificação concedido por esta instituição abrange diversas categorias que vão desde o nível técnico, para quem ainda não iniciou uma graduação, até o reconhecimento do profissional pós-graduado. As certificações disponíveis são: 

#1 PMP® – Project Management Professional

O PMP valida a competência para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes. 

#2 CAPM®

A certificação CAPM demonstra seu entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. A certificação foi criada com o objetivo de viabilizar a certificação de gerentes de projeto, membros de equipe e até estudantes (2º Grau Completo) que estão iniciando na carreira de Gerenciamento de Projetos.  

#3 PgMP®

Desenvolvida para profissionais que gerenciam múltiplos e complexos projetos para alcançar os resultados estratégicos e organizacionais. 

#4 PMI®

A certificação Scheduling Professional foi criada com o objetivo de validar a experiência e conhecimento inerente à programação e elaboração de cronogramas de projeto.  

#5 PMI-RMP®

A certificação comprova a capacitação em termos de habilidades e conhecimentos dos profissionais credenciados para atuarem em projetos críticos, por meio da identificação e mapeamento de riscos. 

#6 PfMP® Profissional de Gestão de Portfólio

Reconhece experiências e habilidades na gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. 

#7 PMI-PBA® Profissional em Análise de Negócios do PMI

A certificação PMI-PBA dá foco sua capacidade de trabalhar efetivamente com as partes envolvidas na definição dos requisitos do negócio, moldar dados de saída dos projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos. 

#8 PMI-ACP® Profissional Ágil Certificado do PMI 

Faz referência à abordagens e aplicação de métodos ágeis, como SCRUM, XP, LEAN e Kanban, em projetos. 

#9 PMI-RMP® 

A certificação PMI-RMP reconhece o conhecimento e expertise em avaliar e identificar riscos de projeto, juntamente com planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades. 

#10 PMI-SP®  Profissional de Gestão de Cronograma PMI 

A Certificação PMI-SP reconhece o conhecimento e a experiência na área de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos.

Se você gostou do material acima leia também