Iniciando a carreira em projetos? Veja 5 dicas de como conseguir clientes - Mais Engenharia - Conhecimento em projetos de edificações.

Iniciando a carreira em projetos? Veja 5 dicas de como conseguir clientes

Para os profissionais que estão iniciando a carreira com projetos, conseguir clientes pode parecer um grande desafio e, até mesmo, o fator delimitante para girar a engrenagem da sua carreira como empreendedor.

Certamente, diante de um mercado tão competitivo, esperar uma grande oportunidade cair no seu colo pode ser uma aposta bastante arriscada. É claro que boas indicações, partindo da universidade, por exemplo, podem acontecer. Mas a estratégia mais certeira é, sem dúvidas, ser proativo. 

Por isso, listamos neste artigo algumas dicas de como você pode conseguir clientes, sobretudo, os primeiros a confiarem em seu trabalho. 

 

O que você vai ver: 

  • Defina seu nicho
  • Para conseguir clientes, apareça! 
  • Portfólio profissional
  • Amplie sua rede de relacionamentos
  • Saiba negociar 

 

Defina seu nicho 

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Encontre o seu nicho

Você sabe dizer quem são os seus clientes em potencial? 

Definir qual é o perfil do seu nicho de mercado pode parecer complicado, mas é uma tarefa imprescindível para direcionar sua atuação profissional e até mesmo um plano de marketing, a fim de atingir essas pessoas de forma eficaz. 

Descobrir o seu nicho tem relação não só com a sua especialidade, mas também com o seu propósito profissional. Por exemplo, se o seu desejo é atuar com projetos para órgãos públicos, participando de licitações, seus esforços deverão prever as necessidades desse nicho. Neste caso, será preciso lembrar que os projetos precisam seguir a metodologia BIM, já que o decreto 9.377 prevê a obrigatoriedade do uso do BIM para obras públicas a partir de 2021. Mas este é só um exemplo. 

O nicho de mercado também pode ser definido a partir de uma oportunidade ainda pouco explorada, o que fará você navegar em uma espécie de oceano azul. Para esta situação tenho outro exemplo. O escritório Projeto Estrutural Online, em Penha/SC, especializou-se em elaborar projetos que são demandados e entregues totalmente online, o que além de permitir economia de tempo e recursos, propiciou ao escritório um alcance sem fronteiras.

Pois bem, busque identificar o nicho de mercado que deseja trabalhar: residências unifamiliares, edificações de alto padrão, prédios altos, comerciais, condomínios, construtoras, projetos estruturais em concreto-armado, alvenaria ou multidisciplinares.  Independente do seu propósito e da sua paixão, o seu nicho deverá ser o seu foco. 

 

Para conseguir clientes, apareça! 

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Apareça para o seu público

O brasileiro é um público ultraconectado. Em pesquisa divulgada no ano de 2018 pelas empresas We are Social e Hootsuite, estimou-se que cerca de 62% da população está ativa nas Redes Sociais e que 58% do público já buscou por um produto ou serviço na internet. 

Logo, há uma probabilidade muito grande de que o seu nicho esteja online e você precisa se conectar com ele. Portanto, convido a te fazer a seguinte reflexão: quando alguém busca por “projetos de engenharia” no Google ou nas Redes Sociais, você está lá? 

Se a sua resposta for não, está é a hora de repensar sua estratégia de marketing digital. Tanto o Google, como as Redes Sociais, são ferramentas poderosas para você ganhar autoridade profissional e conseguir clientes (apesar de este não ser o principal objetivo das redes). 

Para que a sua estratégia seja efetiva, é preciso gerar conteúdo relevante. As postagens devem ser atrativas e propiciar engajamento. É primordial interagir com a sua audiência, procurando ser o mais próximo dos seus seguidores e fortalecer a relação entre vocês. 

Algumas boas maneiras de fazer isso é respondendo aos comentários de forma personalizada, interagindo através de vídeos, enquetes, perguntas e respostas nos stories e abrindo espaço para dúvidas.

 

Você também pode se interessar por: Marketing para engenheiros: 4 passos para construir a sua estratégia digital

 

Portfólio profissional

Para obter êxito ao vender um serviço você precisa demonstrar que realmente é um expert no que faz, dando segurança ao cliente em potencial. No entanto, quando se está iniciando uma carreira em projetos, esta etapa do processo de convencimento pode parecer um empecilho.

Por isso, é importante que o seu portfólio profissional seja idealizado mesmo antes de você entrar para o mercado de trabalho. Afinal, ele te dará subsídio no momento das negociações. 

Participou de algum projeto ou programa de treinamento durante a graduação? Quais experiências você agregou ao longo do seu estágio profissional? Realizou acompanhamento de obras? Saiba que tudo isso conta. 

É possível reunir um conjunto de projetos bem elaborados e detalhados que tenha participado e que consigam evidenciar a qualidade do seu trabalho. 

Hoje, tornou-se muito comum que os projetistas disponibilizem o modelo 3D dos projetos em ferramentas virtuais, como é o caso do Sketchfab.

 

Amplie sua rede de relacionamentos

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Amplie sua rede de contatos

Não só de internet viverá o seu negócio. Um aperto de mão ainda vale mais do que uma curtida no seu Instagram profissional. Por isso, busque expandir a sua rede de relacionamentos. O networking ainda parecer ser a estratégia mais eficaz para quem está começando. 

Neste cenário, para conseguir clientes, você deve ser proativo. Vá ao máximos de eventos e feiras, troque cartões de visitas, se apresente e mostre interesse. Os contatos que você fizer ainda poderão refletir por muito tempo. Depois de um trabalho bem executado, o chamado “boca a boca” falará por você. 

 

Saiba negociar 

Antes da reunião com o cliente, use as suas habilidades de “stalker”.  No LinkedIn você poderá encontrar informações acerca de expectativas e preferências dele que poderão ajudar na negociação.

Além disso, é importante que você tenha em mente todas as especificações do seu serviço. Estruture respostas para todas as possíveis perguntas que podem ser feitas por ele. 

Na hora da negociação para conseguir clientes, transmitir informações com clareza é imprescindível. Lembre-se que você precisa demonstrar profissionalismo e competência no trabalho que se propôs a fazer.

Ainda tem dúvidas sobre como precificar o seu projeto? Então, você pode se interessar pelo artigo: Quanto cobrar por um projeto de engenharia?

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