Como precificar projetos de engenharia? - Mais Engenharia - Conhecimento em projetos de edificações.

O Mais Engenharia está de mudança para o Blog da AltoQi.
Acesse e acompanhe todos os conteúdos sobre o mundo da construção civil.

Conhecer Blog AltoQi

Como precificar projetos de engenharia?

Qual método você utiliza para precificar projetos Este é, sem dúvidas, um tema que divide opiniões e gera muitas dúvidas. Afinal, qual modelo utilizar: preço por m², CUB ou horas trabalhadas? Será que esses sistemas são realmente eficazes? Ao longo deste artigo você terá acesso a uma SÉRIE DE PALESTRAS que foram ministradas por especialistas e projetistas. O intuito é que você compreenda como o mercado tem se comportado e qual estratégia pode ser mais justa na hora de compor o seu preço. Não se engane, não há uma receita de bolo na hora de precificar o seu projeto, e sim técnicas e custos diretos e indiretos a serem considerados para atingir uma variável justa e compatível com seus objetivos profissionais.   ATENÇÃO: Além das aulas gratuitas, no final deste artigo você poderá baixar gratuitamente o e-book exclusivo: “Panorama de precificação de projetos no Brasil”, com a média cobrada por projetistas de todo o Brasil. Este e-book foi elaborado pela AltoQi e contou com a participação de 3 mil profissionais da área. 

O que devo considerar na hora de compor o preço?

Ao longo desta aula, os palestrantes Engºs. Francisco Gonçalves Jr. e Rodrigo Carvalho vão apontar quais são os principais itens a serem observados para a composição correta do preço ao cliente. Entre eles, é possível destacar:
  • Nível de dificuldade;
  • Prazos diferenciados;
  • Recorrência do cliente;
  • Custos fixos do escritório;
  • Acompanhamento da obra;
  • Alterações e revisões;
  • Terrenos acidentados;
  • Existência de contenções.
Assista:

Como agregar valor e encantar o cliente?

Oferecer uma experiência transformadora para o cliente é um dos principais pontos para manter relevância e competitividade no mercado. Pensando nisso, as Engªs. Caroline Correa e Micheli Mohr Koerich apresentam nesta aula algumas alternativas para agregar valor à sua entrega, encantando e fidelizando o cliente. Dentre as alternativas, é possível citar: a adoção da metodologia BIM, o uso de tecnologias imersivas e boas práticas de detalhamento, que tornam a execução eficiente e evitam improvisos e aditivos na obra.  Assista:

Panorama de preços em 2021: resultados preliminares da pesquisa

Você está por dentro dos valores praticados pela concorrência? Ter conhecimento do contexto do mercado, especialmente na sua região, é fundamental para precificar seu projeto Entendendo a importância destas informações, a AltoQi esteve a frente da 2ª edição da maior pesquisa de precificação de projetos do Brasil. Na pesquisa, os projetistas apontaram o valor cobrado por cada disciplina de projeto em diferentes tipos de edificação. Os dados foram analisados e compilados em um e-book exclusivo que você pode baixar no final deste artigo. Assista:

Quais itens devo considerar na hora de fechar o contrato?

Frequentemente, profissionais de projetos assimilam alguns prejuízos por não preverem determinados itens e serviços na hora de fechar o contrato com o cliente. Tendo isso em vista, a palestra de fechamento contou com a participação de profissionais experientes, que atuam no mercado de forma consolidada São eles: Engºs Ronaldo Parisenti, Ênio Padilha, Normando Chianca e Alysson Almeida. Ao longo do bate-papo, são abordados problemas recorrentes como evitá-los, além, é claro, dos itens contratuais que devem ser previstos pelos projetistas, para que não haja surpresas ao longo da prestação dos serviços. Dentre eles, é possível citar:
  • Identificação e caracterização da obra;
  • Clareza sobre os serviços que irá prestar;
  • Quais serão os entregáveis;
  • Definição de prazos de entrega do projeto para cada etapa;
  • Definição do preço do serviço amarrado aos prazos e a cada etapa.
“A experiência do profissional com o mercado irá refinar e encorpar esse escopo com o passar dos anos”. Ênio Padilha, Engº. e professor, diretor da OitoNoveTrês Produções “Quanto mais tempo e experiência na profissão, você se torna mais assertivo na análise, percepção e identificação das dificuldades envolvidas e, portanto, na formatação do contrato”. Ronaldo Parisenti, Engº. Civil e especialista em produtos AltoQi Assista:

Essa aula foi exibida ao vivo em 11 de fevereiro de 2021, e contou com a participação de diversos internautas com envio de perguntas. 

Panorama de precificação de projetos no Brasil

Agora, você pode ter acesso a um documento exclusivo, com dados reais coletados de mais de 3 mil respondentes. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 a AltoQi esteve à frente da segunda edição da Pesquisa Nacional de Precificação de Projetos, que resultou neste e-book para download gratuito. Quais dados você irá encontrar?
  • Média de preço no Brasil;
  • Média de preço por região;
  • Média de preço por disciplina de projeto;
  • Métodos;
  • Áreas de atuação;
  • Aplicação da metodologia BIM;
  • Principais critérios de precificação utilizados pelos respondentes. 
Desta forma, pretende-se que os profissionais estejam munidos de informação e tenham uma percepção autêntica do mercado.  Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e colegas!  Boa leitura! BAIXAR E-BOOK
Se você gostou do material acima leia também

A AltoQi
Suporte
Nossas redes sociais
Logo AltoQi
Copyright ©️ 2022 AltoQi - A Tecnologia da Construção.
x