Panorama 2023: os acontecimentos que moldaram o setor da construção civil - Mais Engenharia - Conhecimento em projetos de edificações.

Panorama 2023: os acontecimentos que moldaram o setor da construção civil

Em 2023, a construção civil passou por grandes transformações. Confira quais foram os acontecimentos que ajudaram a moldar o setor ao longo deste ano. 

A construção civil está se transformando e este ano definiu como será o futuro do setor. Em 2023, ocorreram mudanças significativas em normas, a importância do uso BIM ficou evidente, e o uso de novas tecnologias mostrou que é possível desenvolver obras mais sustentáveis e seguras.  

A seguir, vamos apresentar quais foram os principais acontecimentos e tendências deste ano. Confira. 

  1. Building Information Modeling (BIM)

O uso do BIM já é tendência há algum tempo e continuará sendo por muitos anos. Porém, esse ano sua importância se consolidou ainda mais, tornando-se foco até mesmo em obras públicas, devido ao Decreto nº 10.306 e a nova Lei de Licitações e Contratos, nº 14.133. 

Em resumo, o BIM é uma metodologia que permite reunir todas as informações de um projeto de forma sistemática, desde a concepção até o retrofit ou demolição, e promove a integração de todos os envolvidos com o empreendimento.  

A metodologia transformou o fluxo de trabalho. A partir da compatibilização de projetos, é possível identificar interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida da obra, permitindo projetar com mais precisão e segurança. Além de reduzir o retrabalho e gerar mais economia.  

Para saber mais sobre BIM e como aplicar a metodologia em seus projetos, acesse nosso guia 

  1. 2. NBR 6118:2023

A alteração da NBR 6118 foi um dos grandes acontecimentos de 2023. A principal norma de projeto de estruturas de concreto teve mais de 100 alterações, feitas para garantir mais segurança e melhorar ainda mais os projetos, valorizando a engenharia brasileira.  

As alterações da norma já estão contempladas no AltoQi Eberick, assim, você consegue projetar já em conformidade com as novas exigências.  

E para ajudá-lo a estar alinhado com essas mudanças, produzimos um guia completo, explicando quais são as atualizações e como aplicá-las em seus projetos, acesse aqui 

  1. 3. Construção Verde

Em 2023, a construção verde consolidou-se como tendência na indústria, refletindo uma crescente preocupação global com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O que transformou o modo como o setor encara a responsabilidade ambiental. 

O objetivo da construção verde é criar empreendimentos mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental negativo, visando construir de forma mais eficiente, econômica e sustentável. 

Os pilares da construção verde incluem eficiência energética, gestão sustentável de materiais, uso responsável da água, integração de energias renováveis, qualidade do ar interno, espaços verdes e adoção de inovações tecnológicas. 

Ao incorporar elementos sustentáveis nos empreendimentos, como energia fotovoltaica, sistema de captação de água da chuva, uso de materiais renováveis, entre outros, além de contribuir para o meio ambiente, é possível diminuir os custos da construção e da manutenção da obra.  

Em 2023, ficou claro que construções verdes representam o futuro da construção civil e seguirão sendo tendência nos próximos anos, por ser uma prática que está alinhada às necessidades do planeta e das pessoas.  

 

  1. Inteligência artificial 

A inteligência artificial é outra tendência que cresceu esse ano e seguirá evoluindo cada vez mais nos próximos anos.  

Em resumo, a IA é uma tecnologia que simula a inteligência humana e foi desenvolvida para auxiliar em diversas tarefas. Ela é baseada em algoritmos para o reconhecimento de padrões, que utilizam como treinamento um grande conjunto de dados.  

Com o auxílio da IA, é possível resolver os desafios da construção civil com mais eficiência e precisão. Existem inteligências artificiais que organizam dados, identificando erros, facilitando e automatizando tarefas repetitivas. Há outras capazes de elaborar plantas baixas residenciais, renderizar e criar fachadas e até calcular os potenciais rendimentos de um empreendimento. 

Na plataforma Visus, por exemplo, já é possível utilizar a IA para identificar a classificação IFC dos objetos BIM, o que facilita o processo de extração dos quantitativos, potencializando os resultados obtidos com o fluxo BIM e reduzindo a quantidade de trabalho manual.  

Aqui neste vídeo você pode saber mais sobre como utilizar a inteligência artificial na construção civil. 

  1. 5. Software de gestão e colaboração

Outra tendência que esteve em alta em 2023 foram os softwares de gestão e colaboração. Com esses tipos de ferramentas, é possível centralizar todas as informações do projeto e compartilhá-las com envolvidos com o empreendimento. 

Desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na administração e organização de projetos, os softwares de gestão e colaboração otimizam e automatizam processos, permitindo um maior controle de custos, melhorando a comunicação, além de promover a integração da equipe.  

A adesão aos softwares de gestão e colaboração tem aumentado, e a busca por ferramentas completas é grande. O AltoQi Visus, por exemplo, é uma plataforma idealizada e desenvolvida para a gestão digital do empreendimento, que possui recursos que automatizam a orçamentação e planejamento de obras em BIM e promovem a colaboração entre os envolvidos no empreendimento. Aqui, você pode conhecer mais sobre as funcionalidades do Visus.  

Essas foram as cinco principais tendências e acontecimentos que moldaram a construção civil em 2023. Tivemos um ano focado em sustentabilidade e inovação com o uso de novas tecnologias, como IA e software para gestão e colaboração.  

Essas tendências iniciaram o processo de transformação da construção civil, trazendo insights e moldando o futuro do setor, que será focado em utilizar as novas tecnologias para desenvolver projetos inovadores, mais sustentáveis, com maior qualidade, segurança e precisão.  

Se você gostou do material acima leia também

A AltoQi
Suporte
Nossas redes sociais
Logo AltoQi
Copyright ©️ 2022 AltoQi - A Tecnologia da Construção.
x