Marketing para engenheiros: 4 passos para construir a sua estratégia digital - Mais Engenharia - Conhecimento em projetos de edificações.

Marketing para engenheiros: 4 passos para construir a sua estratégia digital

Não dá para negar que nós vivemos uma era de revolução digital. Os buscadores online, as novas mídias e o alcance exponencial da web contribuíram e muito para esse processo. Afinal, este conjunto de novos meios mudaram completamente a forma como vendemos produtos e serviços, o que também implica na importância do marketing para engenheiros. 

 

Hoje, antes de optar por uma contratação, o cliente busca detalhes a respeito do que está adquirindo, a reputação da marca e do produto, além de compor argumentação para negociar.

 

Diante deste cenário, devo te perguntar: 

  • Como o seu cliente em potencial encontra você hoje? 
  • Você usa as Redes Sociais a favor do seu negócio? 
  • O que tem feito para conquistar autoridade no mercado?

 

Ao longo deste artigo, serão apresentados vídeos com as principais técnicas de marketing digital para ter o seu negócio presente no Google, Youtube e Instagram, além de debater temas como: a apresentação de portfólio e construção de credibilidade. 

A importância do marketing para engenheiros 

Quando alguém busca no Google por “projetos de engenharia” você está lá? Não? Então, talvez essa seja a hora de começar a pensar na estratégia de marketing digital que pode alavancar o seu negócio.

 

Neste primeiro vídeo, o economista e especialista em Marketing, Marcelo Maraschin aborda questões como:

  • Qual é o melhor momento para que o seu cliente em potencial conheça os seus serviços;
  • O que pode ser feito para encantá-lo;
  • Como ganhá-lo antes mesmo de ele perceber que possui certa necessidade.

 

Por fim, apresenta ainda métodos para a criação de um Plano de Marketing para seus serviços de engenharia.

 

Instagram e Youtube para a  engenharia

Você sabia que o público brasileiro é um dos campeões mundiais em tempo de conexão? São, em média, 9 horas diárias de acesso à internet. 

Isso significa, é claro, que para alcançar esse público ultraconectado, você precisa estar na rede. Por isso, ter seu perfil profissional presente nas mídias sociais, como o Instagram e o Youtube, é uma das principais ferramentas para tornar a sua estratégia de marketing eficaz. 

O engenheiro civil Marcelo Akira possui uma audiência cativa em seu canal no Youtube e Instagram, redes em que mostra o seu dia a dia como engenheiro, além de dar dicas para quem quer alavancar a carreira como engenheiro. E é justamente isso o que ele faz durante o vídeo a seguir.

Veja como a trajetória de Marcelo Akira o fez entender que as Redes Sociais podem ser ótimas aliadas para atrair mais clientes e como você também pode usá-las a seu favor.

 

 

Como o portfólio pode ajudar a alavancar suas vendas

O portfólio profissional é o material que te ajudará a abrir portas, ou seja, o arquiteto ou qualquer outro cliente que desejar contratar os seus serviços poderá ter uma visão mais precisa a respeito das suas habilidades e experiências.

Por isso é tão importante reunir um conjunto de projetos bem elaborados e detalhados que sejam capazes de evidenciar a qualidade do seu trabalho. 

Hoje, tornou-se muito comum que os projetistas reúnam os projetos não mais em uma pasta física, mas que coloquem o 3D à disposição em ferramentas virtuais, como é o caso do Sketchfab.

Este é o tema debatido pelo Eng. Civil, Eng. de Segurança do Trabalho e Coach, Rodrigo Nunes, em mais um vídeo sobre marketing para engenheiros.

Dentre os tópicos abordados, estão: a psicologia por trás da venda, acionadores mentais, como montar o seu portfólio digital e muito mais. 

 

As melhores técnicas para apresentar seus diferenciais e construir credibilidade

É chegada a hora de fazer uma auto reflexão acerca das suas ações para construir um caminho de aprendizado e credibilidade durante essa jornada em busca de ascensão profissional.

Que gatilhos você tem usado para impressionar e ser visto? Você se mostra proativo diante das oportunidades? 

Essas e outras questões são abordadas pelo Eng. Civil e Gerente de Obras, Danilo Lorencetto, neste último vídeo. 

Ao longo da palestra, ele traça um panorama sobre sua própria carreira para que você entenda alguns pontos-chave que o levaram a alcançar bons resultados. Ação, organização, dedicação, networking e rede de relacionamentos são alguns dos tópicos para você se atentar. 

 

 

De fato, com o marketing digital você encontrará inúmeras possibilidades para expandir a sua carteira de clientes e fazer o seu negócio decolar. Mas antes é preciso investir em conhecimento e delinear a sua estratégia, mantendo-se coerente com seu propósito profissional e com aquilo que você oferece ao mercado. 

Não se esqueça, é claro, que a relevância do conteúdo que você entrega e a frequência com quem aparece para os seus clientes em potencial são também peças fundamentais na sua estratégia de marketing para engenheiros. 

Mais detalhes sobre a importância do marketing pessoal e manutenção da sua identidade profissional nas redes, você pode conferir no artigo: “Por que é importante trabalhar o marketing pessoal na engenharia, escrito pelo Eng. Adriano Pacheco. Clique para acessar.

 

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